Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Conteúdo Programático

Conteúdo Programático

A Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública está estruturada em uma Matriz Curricular caracterizada como núcleo comum e dois Tópicos Especiais, sendo eles: 

Tópicos Especiais 1: Administração, Inovação Tecnológica e Gestão Patrimonial.

Tópicos Especiais 2: Saúde Preventiva e Curativa. 

Os tópicos especiais constituem-se de áreas que contemplam a especificidade destinada ao participante, de acordo com sua formação e área de atuação no projeto.

O núcleo comum de disciplinas apresenta 360 horas e o núcleo específico para cada área apresenta 60 horas, totalizando 420 horas. 

 

Disciplinas, carga horária e ementas (Tópicos Especiais)

 

Tópicos Especiais 1

Gestão Contemporânea (30h) 

Introdução a Gestão Pública contemporânea, Conceitos de Governabilidade, Governança e Accountability, Análise das teorias e escolas da administração, Conceitos de Organização, Burocracia, Estado e Governo. Analisar as funções administrativas na gestão pública, construção do conhecimento dos processos de Gestão de Pessoas, Marketing, Logística, Informação e compreender os principais modelos de Gestão Pública. 

 Compliance (30h)

O significado da importância dos programas de Compliance. A aquisição da Cultura Organizacional do Compliance no ambiente corporativo pública. Compreensão da gestão estratégica e a metodologia da avaliação de risco. A importância do controle interno, monitoramento, e auditoria setor público. 

 

Tópicos Especiais 2

Introdução a Saúde Pública e Epidemiologia (30h)

Análise de políticas públicas de saúde no Brasil. Distribuição, acesso e utilização de tecnologias e serviços de saúde; Construção do conhecimento epidemiológico, aplicado às práticas de saúde pública; Epidemiologia de doenças crônicas, do envelhecimento, de doenças cardiovasculares e causas externas; Estilo de vida e determinantes socioambiantais dos problemas de saúde. 

Trabalho, Saúde, Ambiente e Segurança Pública (30h)

Estudo de determinantes sociais e ambientais de saúde; Políticas públicas de segurança no Brasil e sua relação com a saúde; Desigualdades sociais, modelo de desenvolvimento e saúde; Saúde e processos de trabalho em segurança pública; Violência e seu impacto na qualidade de vida e na saúde.