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Arte e Psicologia - Contra a Medicalização da vida

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publicado: 14/11/2024 12h44, última modificação: 14/11/2024 13h20

Quando Artistas Pensam a Educação: Arte e Psicologia Contra a Medicalização da Vida

 

A turma de Psicologia da Educação do primeiro ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) convida para um debate crítico sobre os riscos e as dimensões políticas e sociais da medicalização no contexto educacional. Em diálogo com a campanha do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o evento coloca em debate como o aumento expressivo da prescrição de medicamentos para questões de aprendizagem e comportamento, mascara problemas estruturais na educação e atende a interesses políticos e econômicos. As campanhas não se opõem à medicalização, nem a diagnósticos, mas manifestam-se criticamente sobre o aumento preocupante da prescrição  revelando uma banalização do uso de medicamentos nesse contexto.

 

As pesquisadoras e artistas Dra. Gloria Kirinus* e Dra. Juslaine Abreu Nogueira**, com suas produções e trajetórias, são vozes importantes na construção de um pensamento crítico frente à psiquiatrização da educação e conduzirão esse encontro. Em particular, Juslaine Nogueira tem discutido a partir do conceito de farmacobiopolítica, que se refere às estratégias de controle e governança dos corpos e da vida por meio de práticas biomoleculares e farmacológicas, como as subjetividades passam a ser geridas, especialmente nas escolas, por meio da psiquiatrização e medicalização de comportamentos. Já Glória Kirinus propõe os diagnósticos poéticos como alternativa, a partir da sua obra Synthomas de Poesia na Infância, onde a poesia é usada como ferramenta para a expressão de singularidades e subjetividades, oferecendo um contraponto criativo ao reducionismo dos diagnósticos convencionais.

 

Este evento é  um convite para pensar  alternativas não medicalizantes, que acolham as diferenças, afirmem as singularidades e evitem que o enfrentamento às problemáticas escolares seja reduzido a questões biomédicas e soluções farmacológicas.

📅 Data: 11 de dezembro
🕢 Horário: 19h30
📍 Local: Auditório da sede Embap Tiradentes (quinto andar), Rua Saldanha Marinho, 131, centro, Curitiba/PR
Arte do cartaz por @duduflx
*Gloria Kirinus é escritora de Literatura adulto-infanto-juvenil e de livros teóricos por diversas editoras. Ministrante da oficina de criação literária e vitalidade poética, “Lavra Palavra”.Pós-doutora em Sociologia Ceaq/Sorbonne. (orientação de Michel Maffesoli) e Dra. em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Pensadora contemporânea e conferencista em congressos nacionais e internacionais.Considerada "a poeta que pensa a educação" em homenagens diversas. Bibliotecas escolares e demais espaços dedicados à leitura levam seu nome.

**Juslaine Abreu-Nogueira é graduada e mestra em Letras e doutora em Edsucação pela UFPR. Professora adjunta no Bacharelado em Cinema e Audiovisual e no Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná - Unespar. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades – GPACS (Unespar/CNPq) e do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação - GILDA (UFPR/ CNPq). Dirigiu o documentário curta-metragem As verdades de Ale em nós (2017) e co-dirigiu com Eduardo Baggio os longas A Alma do Gesto (2020) e Professoras (2024). Atualmente é Diretora de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar.