Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

Disciplinas, Carga horária e Ementas (Matriz Curricular)

Ética e Direitos Humanos na Segurança Pública (30h)

O conceito de ética e moral. Os direitos humanos na ordem interna, direito coletivo e internet. Princípios e regras. Segurança Pública. Magnitude da Violência. Segurança Individual. Segurança e legítima defesa social. Direitos humanos e segurança pública. 

 

Gestão de Pessoal (30h)

A transformação da função de RH e a Gestão Estratégica de Pessoas. A natureza mutável dos recursos humanos, um modelo de múltiplos papéis. Gestão da mudança organizacional. Competências comportamentais, comunicação, motivação, equipes e relacionamento interpessoal. Gestão de Pessoas na Administração Pública: valor público agregado e reforço para o alcance dos resultados das instituições junto à sociedade. Políticas e práticas de Gestão de Pessoas no serviço público.

 

Planejamento Estratégico (30h)

Introdução ao Planejamento Estratégico. Aspectos Gerais e Históricos. O Desenvolvimento Planejado. Evolução do Planejamento no Brasil. Abordagem Crítica  do Modelo Brasileiro de Planejamento Governamental. Elaboração de diagnósticos, concepção e formulação de políticas, diretrizes, planos e ordens. Planejamentos, monitoramentos, mecanismos de coordenação e controle fundamentados em instrumentos gerenciais. 

 

Gestão Financeiro e Orçamentária (30h)

Fundamentos dos estudos do orçamento. O orçamento - programa. Órgão, Unidades e Atividades Orçamentárias. O controle financeiro e orçamentário da despesa pública: Pedido de Empenho, Nota de Empenho, Liquidação e Ordem de Pagamento. Os Fundos Especiais. O Fundo Rotativo. O Projeto Técnico para captação de recursos extraorçamentários. Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

Modelo Brasileiro de Segurança Pública (30h)

Objetivos e Objeto da Segurança Pública. História da Segurança Pública no Brasil. Paradigmas de Segurança Pública. A Constituição Federal e a Segurança Pública. Sistemas de Defesa Social no Brasil Contemporâneo. Funções e Atribuições da Polícia numa Sociedade Democrática. Polícia Comunitária, Planejamento Estratégico Aplicado à Segurança Pública, Modelos de Gestão e Políticas de Segurança Pública. 

 

Gestão de Projetos (30h) 

Apresentação de conceitos básicos de Gestão de Projetos, abordando as temáticas: Fundamentos em Gestão de Projetos e Estruturas Organizacionais. O ciclo de vida dos projetos. Alinhamento de Gestão de Projetos e Gestão Pública, Planos de Aplicação e Termo de Referência, Fontes de Financiamento, Áreas de conhecimento em projetos segundo o TMI - Project Management Institute (Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Contratos, Partes Interessadas e Integração. Conceitos de PMO (Project Management Office) e Maturidade em Gestão de Projetos. Elaboração de um projeto utilizando-se do conceito da tríplice restrição e projetos ágeis (Project Model Canvas). A importância das pessoas e da comunicação no gerenciamento de projetos. Fundamentos em gestão de processos (Modelagem e Análise de Processos, Desenho e Gerenciamento de Desempenho de Processos, Transformação e Organização do Gerenciamento de Processos, Gerenciamento Corporativo de Processos e Tecnologias de BPM (Business Process Model). Práticas de Gerenciamento de Modelos de Processos de Negócio. 

 

Gestão de Processos (30h)

Conceitos de processos. Seu emprego como técnica de gestão. Tipos de processos. Desenvolvimento de requisitos. Elaboração de metodologia para modelagem de processos adaptada ao ambiente da gestão pública. Fundamentos de gestão de negócios. Notação BPMN. Visão geral das etapas de modelagem de processos utilizando notação BPMN. Gestão para melhoria de processos. Utilização de mapas e quadro de indicadores na gestão de processos.  

 

Tecnologia da Informação Aplicada à Segurança Pública (30h)

Tecnologia da informação: conceitos e evolução. Planejamento e gestão em tecnologia da informação na Segurança Pública. Principais instrumentos de pesquisas aos sistemas operacionais utilizados no Estado. Tecnologias aplicadas a sistemas de informação das instituições de segurança pública.

 

Metodologia da Pesquisa Científica (30h)

Elementos formais e metodológicos da pesquisa científica. Níveis de conhecimento e ciência. Método científico. Estrutura, etapas e elaboração do Projeto de Pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos.  

 

Estatística (30h)

Introdução à Estatística. Medidas descritivas; Análise exploratórias de dados. Teoria de Amostragem (Distribuição Amostral). Intervalo de Confiança. Teste, Hipótese, Regressão e Correlação. Utilização de Ferramentas Computacionais. 

 

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (60h)

Discussão sobre a produção do conhecimento em gestão da segurança pública e suas bases científicas. Concepção e desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ética em pesquisa científica. Elaboração e apresentação de artigo científico com abordagem em gestão da segurança pública.